terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe Suína: Alerta geral em Marabá

O caso de uma mulher que deu entrada no Hospital Municipal de Parauapebas com suspeita de ter contraído o vírus H1N1, da Gripe Suína, acende uma luz de alerta nas autoridades dos municípios vizinhos, como é o caso de Marabá. Mas, por enquanto, as autoridades do setor de saúde garantem que não há motivo para alarde, pois o município já tem um plano para combater a doença.

Além disso, como a maior parte do Brasil tem clima tropical, isso ajuda para que os casos da Gripe Suína não evoluam tanto quanto nos outros países que sofrem com a pandemia. A explicação é do secretário municipal de Saúde, Nagilson Rodrigues Amoury. Ele confirma que, por enquanto, não existe nenhum caso suspeito da doença em Marabá.

Nagilson disse também que já aconteceu reunião envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representantes da Sespa e de outros órgãos ligados à saúde pública sobre o assunto.
Segundo ele, já existe um plano montado, tendo como ponto de apoio o Hospital Regional Público do Sudeste, que tem estrutura adequada para atender os possíveis casos positivos da doença. “Se uma pessoa procurou o centro de saúde com suspeita da gripe supina, então essa pessoa será procurada pela Vigilância Epidemiológica do Município de Marabá, para ver se os dados clínicos se caracterizam”, completa.

Em seguida, o paciente será encaminhado pela Vigilância Epidemiológica para o Hospital Regional e virá uma equipe de Belém para fazer o exame de secreção para dar o diagnóstico para saber se será feito ou não o uso do medicamento para melhorar a defesa do organismo e combater o vírus.

O secretário de Saúde, que é médico e vice-prefeito de Marabá, confirmou também que já vem sendo feito trabalho de orientação nas rodoviárias, estação de trem e principalmente no aeroporto local.

Como o aeroporto é um local que recebe muita gente do sul do País e também de fora do Brasil, as orientações aos passageiros são prestadas ainda dentro do avião.
Mas isso não é tudo. A partir desta semana, segundo Nagilson Amoury, mais ações de conscientização e informação serão realizadas em Marabá.

Será distribuído material informativo no trevo e nos grandes comércios de Marabá e também na praia, para que as pessoas tenham o máximo de informações possíveis sobre o vírus.