segunda-feira, 29 de março de 2010

A velha bandeira

A entidade agora não se chama mais Amat. Chama-se Amat Carajás.
A mudança de nome tem como foco principal fortalecer a luta pela criação do novo Estado.
Trata-se de um sonho antigo de grande parte da população do sul e sudeste do Pará, alimentado de tempos em tempos pelos nossos políticos.
Ano de eleição, sabe como é, os ânimos ficam mais acirrados e o desejo de emancipação é combustível que alimenta a máquina dos votos.
Pena que depois do pleito, a calmaria inunda o ambiente de derrotados e vencedores, recolhe-se a velha bandeira, que só será erguida novamente daqui a dois anos.
É isso...

Mau cheiro sem fim

Começou o inferno.
Meia-noite e tanto. Não consigo dormir.
O mau cheiro que exala do frigorífico Bertin não me permite esse privilégio.
Moro no Belo Horizonte, mas sei que esse problema atinge também os bairros do Novo Horizonte, Vale do Itacaiúnas e as Folhas 33, 31 e Km 6 da Nova Marabá.Com a palavra os órgãos ambientais.

Lata d'água na cabeça

Estudantes da Escola Inácio de Souza Moitta, no Km 7, Nova Marabá, não aguentam mais os dias de sequidão.
Com tanta água que abunda nos rios e tem descido do céu generoso nos últimos dias, nada chega às torneiras enferrujadas da escola.
Jeito é carregar garrafas peti pra lá e pra cá e abastecer o freezer para não morrer de sede.
Eu tenho pelejado para não falar da Semed, mas todo dia brota, feito erva daninha, uma reclamação contra essa secretaria.
É o jeito. Fazer o quê?

Paralisação confirmada para o dia 31

Nesta quarta-feira, dia 31, todas as secretarias municipais vão cruzar os braços em Marabá.
A paralisação foi definida a partir de assembleia entre os três sindicatos que defendem o trabalhador municipal: Sintepp, Sintesp e Servimmar.
A manifestação foi provocada porque os funcionários municipais não aguentam mais esperar pela prefeitura que nunca encaminhou o projeto que prevê a isonomia salarial deles, assim como não abriu discussão sobre o percentual de reajuste do vale-alimentação e não concluiu os estudos sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do servidores.
De acordo com Wendel Lima Bezerra, coordenador local do Sintepp, caso a prefeitura não dê resposta para esses pleitos durante o dia de paralisação, a intenção da categoria é entrar em estado de greve.
Não por acaso, a manifestação está agendada para o mesmo dia em que a governadora Ana Júlia Carepa estará em Marabá com sua comitiva para entrega oficial da Licença Prévia da Alpa, siderúrgica da Vale em Marabá.
Por enquanto, a prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto.
Como diria um grande filósofo contemporâneo: "Não cai uma folha de uma árvore sem a permissão de Deus e bla bla bla"...
"É o povo governando"