terça-feira, 6 de abril de 2010

A violência institucionalizada

A morte de dois jovens durante briga num conhecido "pagode" de Marabá poderia ser apenas mais dois casos entre tantos outros que acontecem todos os dias, mas existem alguns fatores mais preocupantes.
Não se trata apenas de consumo exagerado de bebida, ou se tráfico de drogas (uma praga na cidade) o muito menos de gente andando armada por aí.
O problema é bem mais sério do que se pensa.
Vamos começar pelo local onde aconteceu a discussão que terminou em morte. Uma praça-estacionamento, cujos dois quiosques existentes ali funcionam sob forma de concessão feita pela prefeitura para seus ocupantes. Será que aquele estabelecimento está devidamente regularizado e autorizado para abrigar festas daquela natureza? festas que param o trânsito e interditam completamente o estacionamento?
E o que é pior: antes havia apenas um quiosque, bem ao lado da banca da revistas, e no local onde agora funciona o quiosque do pagode funcionava um posto da Polícia Militar. Veja só.
Numa cidade tão violenta quanto a nossa, as autoridades preferiram desativar o posto da PM e colocar ali um bar com direito a tudo: música ao vivo, venda de bebida para menores e gente andando armada.
Só poderia dar no que deu.
Transformaram um posto policial numa fábrica de crimes.