terça-feira, 13 de abril de 2010

Enchente surpresa... de novo

Número de desabrigados por causa da enchente do Rio Tocantins já chega a mil pessoas. Nas últimas 24 horas, o rio passou de 11,29 metros para 11,56m, uma subida de 27 centímetros, o que representa mais de um centímetro por hora.
O pior é que, mesmo sendo um fenômeno natural que acontece todos os anos, a enchente ainda consegue surpreender a Defesa Civil e a prefeitura.
O principal abrigo, feito até com uma certa estrutura, na Folha 16, lotou logo na tarde de ontem. A área tem capacidade inicial para apenas 75 famílias, mas talvez comporte o triplo dessa quantidade.
Outros quatro abrigos também estão lotados, e ontem a Defesa Civil teve que solicitar um ginásio em construção pertencente à Obra Kolping do Brasil para alojar os desabrigados que não param de chegar.
São quase 20 caminhões trabalhando ininterruptamente e este número deve aumentar, principalmente se a prefeitura decretar situação de emergência.
E se a situação está complicada em Marabá, em Parauapebas o rio que leva o mesmo nome da cidade também subiu e começou a desabrigar.
O Rio Parauapebas está mais de sete metros acima do nível considerado normal e já desabrigou 700 pessoas em nove bairros.

Um comentário:

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

E a prefeitura ainda não cumpre o Plano Diretor, autorizando a construção de um grande empreendimento (Residencial Portal da Orla - na folha 25 nas imeadiações da Mangueira, abaixo da cota permitida pela lei) cota 87.