quarta-feira, 14 de abril de 2010

Carajás: Começou a pressão

Políticos separatistas - os nossos e os do nordeste paraense - estão neste momento em Brasília (DF) pressionando a Câmara dos Deputados a aprovar a realização do plebiscito para criação do Estado de Carajás.
Eu sou até meio temeroso de me posicionar em relação a este assunto porque tenho medo de ser mal interpretado, mas vamos lá:
1) É lógico que a elite belenense é arrogante, nos trata como se fôssemos inferiores e isso logicamente fortalece mais o nosso desejo de criar nosso Estado;
2) Vivemos longe dos investimentos, sem infraestrutura, sáude, educação, embora sejamos economicamente importantes para o Estado;
3) Mas o que me deixa temeroso em relação ao Carajás é o fato de que muitos dos políticos que estão diretamente engajados nessa luta não gozam de minha confiança. A maioria é defensora do agronegócio e nunca fez nada pela distribuição de renda nesta região.
4) Embora eu aunda alimente a ideia de criar um novo Estado, independente de Belém, tenho medo de que o Carajás se tranforme num feudo e as desigualdades hoje tão combatidas acabem se acentuando.
Vamor ver no que vai dar.

4 comentários:

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Concordo com os 4 pontos e mais um adendo. A criação do novo estado vai onerar ainda mais tendo como agravante a consolidação d euma nova eleite econômica e politica centrada nos grande projetos. Portanto, a tal da justa distribuição, de um Estado mais presente ficarão no discurso. Por que o estado vai favorecer os mesmos grupos.

Fco Macedo disse...

Eu estive analisnado alguns dados do resultado do estudo do IPEA e cheguei a conclusão, pra que criar um novo Estado?

Não há a minima possibilidade de fazer essa região um Estado, gente vai ter gasto pra caramba com toda estrutura a ser montada: secretarias, palacios, instituições...cargos, politicagem..

O que falta é apenas uma gestão descentralizada, honesta e que cumpra com a justa distribuição dos recursos.

E outra, fazer a Vale pagar ICMS, assim tem mais recursos pra se investir.

Anônimo disse...

fOI APROVADO O PLEBISCITO PARA A CRIAÇÃO DOS DOIS ESTADOS. AGORA VAMOS A LUTA.!!!!

Anônimo disse...

O não vai ganhar!!!!!!!!!!!