terça-feira, 25 de maio de 2010

A cidade está em ebulição

Sem-terra, que já ocupavam a sede do Incra e o terreno da Polícia Federal, agora estampam sua flâmula de sangue e de luta na porta da prefeitura, de onde ninguém entra e nem sai sem a sua permissão;
Perto dali, escolas fecham seus portões aos estudantes e lhes oferecem cartazes dizendo que seus professores estão em greve porque seus salários só lhe permitem comer e ninguém vive apenas para isso;
Do outro lado da cidade, um grupo de sem-teto marcha na direção de Câmara Municipal, carregando seus cartazes e seus clamores para o coração do Poder Legislativo;
No interior de uma vila rural, camponeses debruçaram toras de madeira na estrada que dá acesso a uma mineradora;
E não muito longe daqui, noutra cidade como a nossa, moradores fazem um cordão de isolamento na rodovia que corta e sangra a cidade sem estrutura.
Sim, definitivamente, “as cidades estão em ebulição”. Foi o que a companheira me disse logo cedo e tive que concordar com ela, morrendo de inveja (queria que essa frase fosse minha).
Isso é ruim e é bom, ao mesmo tempo.
É ruim porque tantos protestos querem dizer que as minorias estão com seus direitos violados, do contrário não protestariam tanto.
É bom porque – até onde eu me lembro – nunca na história da nossa região essas minorias tiveram tanto direito ao protesto e tanta consciência da necessidade de protestar para ver seus direitos atendidos
Tempos atrás, manifestos assim acabariam invariavelmente em mortes ou prisões.
Hoje, não.
Enfim, parece que vejo um lampejo de democracia.
Por um momento, eu chego até a acreditar que “o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante.”

7 comentários:

Laércio Ribeiro disse...

Formidável o texto. Só queria saber o que foi feito da outra banda do parênteses - a parelha daquela que ficou lá em cima, guardando a sentença "queria que essa frase fosse minha".

Anônimo disse...

chagas, tudo indica que o caldo vai engrossar mais. Os servidores municipais estão se organizando para uma parada básica. Não teve avanço as conversas com o maurindo.Um dos grandes problemas foram os aumentos que o prefeito bonzinho deu aos servidores de função gratificada.Eles pegaram mais de 300% e para os concursados só 5%, incluído o aumento do vale tempero.Esse prefeitinho não tem coração!

chagasfilhodemaraba disse...

Para Laércio Ribeiro.
É, faltou.
Acontece
É tudo culpa da pressa na hora de digitar.

chagasfilhodemaraba disse...

Para Laércio... de novo
Já consertei.
Valeu.
Aquele abraço.

Anônimo disse...

Ontem dia 27/05, foi o dia da manifestação dos servidores publico municipal, a turma tava com a corda toda contra o maumau que quer dar apenas 5% para os reles mortais e 300% para cumpinchas.Tinha uma faixa com esta frase "maurino nunca mais",
Deus te ouça.

Goreth Valério da Costa disse...

Prevaleceu o bom senso de ambos os lados e a greve da rede estadual acabou. No entanto em Marabá contamos com o apoio da comunidade escolar para deflagrar a greve e não seria decente simplesmente interromper a greve sem prestar contas das conquistas e por isso na sexta feira estaremos conversando com esta para deliberarmos sobre o que fazer diante do sucateamento das escolas estaduais e da falta de políticas de ampliação da rede que já não atende a demanda criada pela ALPA.Segunda feira provavelmente estaremos retornando as atividades normalmente.

Anônimo disse...

Mas é só um lampejo de democracia mesmo! até porque as coisas não mudam assim tão facilmente. Nessa região os pioneiros sempre fizeram o que deva na telha, até matar criançinha que entra no quintal alheio pra pegar uma bola já aconteceu. Em outro município vizinho, quem não sabe da história do fazendeiro que matou dois homens à motoserra com seus capangas, e agora mais esta da Ana Karina que foi morta com 9 meses de gravidez também por um fazendeiro de família rica da região. Esses estão acostumados a fazer de tudo e nunca serem punidos. Realmente, diante de um cenário desses, temos que registrar os manifestos feitos sem repressão que gere mortos e feridos. Até esse seu blog, que tem mobilizado tantas pessoas para desabafar contra as injustiças que vivemos em nossa região, pode ser alvo de represálias desses grandes empresários, agropecuaristas e políticos, já que alguns deles andam inquietos com esse espaço aberto para que as pessoas falem a VERDADE.