sábado, 10 de abril de 2010

"Mas"

Acabei de assistir a uma defesa de Especialização maravilhosa, aqui em Belém, na UFPA. Fora a paisagem do Rio Guamá, muito bonita, impressionei-me pelo trabalho: A Argumentação em artigos de opinião: o uso do operador argumentativo "Mas".
Cristina e Flavinha - autoras da obra prima - estavam irrepreensíveis na apresentação. Não vou nem falar dos textos, que arrancaram elogios da banca.
A única crítica foi quanto a fundamentação: estava rica demais. rsrsrs. Sério!
Mas por que eu estou falando sobre isso?
Por que este trabalho, tal como outros rodando anônimos por aí, falam sobre uma coisa muito importante: o poder da argumentação, do questionamento, da crítica...
Falta um pouco disso na nossa cidade (Marabá).
Falta um pouco disso nas nossas escolas.
Tive vontade quase incontrolável de voltar a lecionar depois de assistir à apresentação do trabalho.
Nossos estudantes precisam disso. Precisam entender o que está acontecendo em nossa volta.
Precisam entender por que faltam hospitais, escolas melhores, mais acesso à Justiça.
Nossa cidade merece isso.
Até a próxima.

10 comentários:

Anônimo disse...

O q nossa cidade merece é uma imprensa q não esteja ligada a nenhum político. Uma imprensa livre.

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

E na nossa academia, que há muito tempo parou no (tempo).

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

O ânônimo 10:44 os blogs tem cumprido essa lacuna. preenchido o universo com outra forma de informar, noticiar apresentar as coisas/realidade.

Anônimo disse...

Ô Ribamar, os blogs como este realmente divulgam notícias q não visam beneficiar políticos, enquanto q o seu blog é pra divulgar sobre o seu nobre político de Brasília. Acertei, assessor??

chagasfilhodemaraba disse...

Em defesa do meu amigo Ribamar, quero dizer que ser assessor de um político é um trabalho muito nobre, dependendo de quem exerce essa atividade. Além do mais, o blog dele é muito bom e me inspira. Outra coisa, o Ribamar diz o que pensa e se identifica. Essa é uma das características que eu mais respeito neste espaço virtual.
Aquele abraço.

Anônimo disse...

Anônimo 14:16h Não acertou não!

chagasfilhodemaraba disse...

?

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Ainda em resposta ao Anônimo 14:16h (que não tem coragem de se identificar), digo que o Blog não é apenas um suporte para expressa idéias, mas um importante instrumento de exposição das mazelas e uma ferramenta de contribuição pela democratização da informação. Por isso sempre publico as noticias do mandato do Senador José Nery (PSOL) que é do meu partido e que tem feito a diferença em relação aos mandatários do PSDB que não defendem com mesmo afincoquestões sobre os direitos humanos, trabalho escravo, os impactos que a mineradora Vale causa, o desgoverno do PT, e outros temas importantes que são de fato imoportantes para toda sociedade.

Para não fazer um confronto direto com o tal Anônimo, pelo contrário garantindo o mesmo poder e a mesma liberdade que é dada à imprensa para o indivíduo, que ele se manifeste e venha para o bom debate.

------
valeu Chagas pelo espaço!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

(Por Flávia Lisbôa)

E olha que a postagem é sobre um trabalho de especialização que aborda o poder dos operadores argumentativos na construção de sentidos em um texto. Sei lá porque a coisa descambou pr'este lado, mas, voltando ao assunto, é mesmo triste ver tantos trabalhos que sabemos ser de qualidade empoeirando na UFPA, sem aplicação social.
Este da postagem, por exemplo, tem esse objetivo de mostrar aos alunos mecanismos linguísticos que marcam a intencionalidade persuasiva do autor de um texto e, da mesma forma, incentivá-los a usar esses mecanismos a seu favor, contribuindo, assim, para a formação de um leitor mais crítico e um produtor de texto mais proficiente.